28 abr

Começará o Curso de Capacitação para Promover o Emprego Estável para Residentes Estrangeiros

O projeto “Curso de Capacitação para Promover o Emprego Estável para Residentes Estrangeiros” oferecido pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social terá início com a abertura do curso em Numazu, Shizuoka no dia 18 de Maio do ano em curso.  
Este projeto começou com nome de “Curso preparatório para Recolocação Profissional aos descendentes Japoneses” no ano 2009 como alvo principal de Nikkeis com a nacionalidade Sul-Americana, como brasileiros que ficaram desempregados devido ao choque do Lehman, crise financeira mundial de 2008 com o objetivo de oferecer cursos cujo conteúdo consiste no aprendizado de habilitações bem como o de comunicação em japonês para apoiar os Nikkeis e facilitar a procura de emprego no Japão.
O Japão está a enfrentar uma redução de mão de obra devido à queda da taxa de natalidade e ao envelhecimento da população. Nestas circunstâncias, existe uma necessidade crescente de trabalhadores estrangeiros como uma nova política para assegurar recursos humanos.
Este projeto é elaborado principalmente para os estrangeiros que possuem vistos do tipo “residente permanente (Eijusha)”; “cônjuge ou filho de japonês (Nihonjin no haigusha to)”; cônjuge ou filho do titular do visto permanente (Eijusha no haigusha to)” e “residente por longo período (Teijusha)”, realizando cursos voltados à melhoria de conhecimentos
necessários da língua japonesa no local de trabalho, para aprender o modo e práticas de trabalho no Japão e o sistema de seguro social e seguro contra acidentes de trabalho para auxiliar a procura de trabalho nas empresas japonesas e promover o emprego estável.  
Em 2021, planeja-se oferecer os cursos em 110 areas nas 23 províncias.
A matrícula é gratuita, porém é necessário fazer inscrição através de uma consulta na Hello Work.
Para mais informação, consulte o site do Centro de Cooperação Internacional do Japão (JICE), o provedor deste projeto. https://www.jice.org/tabunka/pt/course/
Contacto: Centro de Cooperação Internacional do Japão (JICE)
Departamento de Promocão Cooperação Internacional 
Divisão de Promoção do Multiculturalismo 
TEL: 03-6838-2723

Compartilhar isso

Deixe uma resposta