Uma das preocupações no ingresso da universidade, além do problema do idioma e da falta de conhecimentos gerais para passar no vestibular, é como pagar os estudos. Essa preocupação atinge pais e alunos. A fim de reduzir as dificuldades para o ingresso na universidade, que já são muitas, oferecemos abaixo dados de bolsas que os brasileiros podem se inscrever.
São vários tipos de bolsas: bolsas do Ministério da Educação com seleção no exterior e no Japão, bolsas de fundações, das próprias universidades, etc. Existem bolsas que o aluno pode trabalhar e estudar, a empresa paga os custos da universidade e dá alojamento. Existe também o sistema de insenção de mensalidade, no primeiro ano de faculdade, que é o ano mais caro. A isenção é parcial ou total. Há também financiamento de bancos para estudos.
Essas informações também estão disponíveis nos sites das prefeituras onde há maior concentração de brasileiros e de entidades ligadas à educação.
Esperamos que as informações incentivem os alunos a prosseguirem os estudos, já que elas ajudam a solucionar o problema financeiro. O intuito é que o aluno e os pais saibam dessas informações o mais rápido possível para que a família possa se planejar para que o(a) jovem possa concorrer a essas bolsas.
Confira nos links abaixo os detalhes de cada bolsa.
BOLSAS POR REGIÃO
FINANCIAMENTO DE BANCOS JAPONESES (em construção)
INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS EM JAPONÊS