A NPO SABJA – Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão é uma organização sem fins lucrativos, cuja finalidade é dar assistência aos brasileiros na integração com a sociedade japonesa, auxiliar na busca de soluções para as dificuldades do dia-a-dia e proporcionar meios para que os jovens brasileiros desenvolvam seu potencial e realizem seus sonhos.

A NPO SABJA, como uma entidade sem fins lucrativos, recebe apoio de sócios e de empresas. Recebe também a colaboração de profissionais voluntários de diferentes áreas, que prestam aconselhamentos gratuitos aos brasileiros nas áreas de saúde física e mental, educação social e ambiental, leis trabalhistas, acidentes de trabalho ou de trânsito, seguros e impostos. Também recebe apoio de entidades próximas à comunidade, tais como escolas brasileiras, instituições públicas japonesas como as prefeituras, polícia, associações internacionais, entre outras.

Em meados dos anos 1990, alguns grupos de voluntários realizavam atividades isoladas de assistência, preocupados com os problemas enfrentados por brasileiros e estrangeiros que em geral enfrentavam problemas relativos às questões legais e de adaptação à vida cotidiana no Japão.

Em abril de 1998, reuniu os profissionais que já atuavam em serviços voluntários e outros interessados, fundando assim o SABJA. Em junho do mesmo ano, o Consulado de Tóquio decidiu estabelecer o Serviço de Consulado Itinerante para visitar regiões com grande concentração de brasileiros, facilitando assim os trâmites de documentos. Desta forma, o SABJA, como uma de suas primeiras iniciativas, começou a acompanhar esse serviço organizando caravanas para atender à outras necessidades da comunidade, tais como o esclarecimento de dúvidas médicas e do cotidiano.
Cinco anos depois, em 20 de agosto de 2003, a entidade foi reconhecida pelo governo de Tóquio como uma organização sem fins lucrativos (Non Profit Organization – NPO). Durante estes anos, em reconhecimento aos trabalhos realizados em prol da comunidade brasileira no Japão, os profissionais foram agraciados com diversas condecorações em nome da NPO SABJA.
Desde então, recebe o apoio do Consulado Geral do Brasil em Tóquio, do Consulado Geral do Brasil em Nagoya e do Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu, estamos desenvolvendo apoio para palestras e workshops.
Além disso, solicitamos um projeto de subsídio da WAM(Welfare And Medical Service Agencya) e BENESSE para podermos atuar em um leque mais amplo de atividades de apoio.